Notícias do Tocantins
COVID-19

Atualizado em: 25/05/2020 13:17:10

Saúde de Lajedo realiza testes rápidos do COVID-19, mas profissional responsável não fez capacitação exigida para função

As testagens foram em funcionários da saúde que estavam sendo monitorados.

Por: Regilan Marinho

Compartilhe:

Comente

820 Visualizações

Crédito da imagem: Por Regilan Marinho

Unidade Básica de Saúde do Setor Aeroporto.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado realizou neste sábado (23) testes rápidos em alguns servidores da saúde que estavam sendo monitorados, após terem contatos com a primeira pessoa a testar positivo ao COVID-19 no município, em (20/05). Esse tipo de testagem utiliza amostra de sangue, colhido por profissional qualificado e o resultado pode ser verificado entre 15 e 20 minutos após a coleta do material.

 

O jornal Poder Tocantinense apurou que o município de Lajeado capacitou uma servidora da Saúde Municipal para esta função, através de um curso realizado em dois dias na Secretaria Estadual de Saúde em Palmas.  Porém, por motivos ainda não esclarecidos a Secretária Municipal de Saúde Jesiany Pajéu convocou uma outra servidora plantonista no SAMU, não capacitada para manusear e realizar as testagens. O caso causou desconforto entre os profissionais.

 

O profissional de saúde além de ser capacitado, precisa seguir também alguns protocolos de segurança como: ambiente de segurança, espaço adequado e usar EPIs completo.


Os especialistas dizem que qualquer falha antes e durante a análise pode interferir no resultado final do exame. Em alguns casos, a amostra “estraga” e tem que ser descartada. Em outros, o diagnóstico pode ser incorreto. É o chamado “falso negativo”, ou seja, o teste dá negativo, mas a pessoa pode estar com o vírus.


A reportagem buscou informações sobre o assunto na Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, COE e SAMU, mas ninguém se pronunciou até o momento da postagem. O espaço continua em aberto.






Recomendadas

Lajeado e Tocantínia vão receber mais de R$ 100 mil da Lei Aldir Blanc para cultura com auxílio de R$ 600 para artistas informais

Desaparecido

Morador de Tocantinópolis segue desaparecido desde o dia 21

Educação

Prefeitura de Lajeado lança plataforma com atividades para alunos da rede municipal

Covid-19

Servidora da Prefeitura de Lajeado testa positivo para covid-19, mas será contabilizado para Palmas

Tentando intimidar

Vereador de Lajeado volta a atacar reportagem do Poder Tocantinense e jornalista: vídeo mostra a verdade

Retalhação

Câmara de Lajeado solicita cidadão que questionou desempenho de vereadores em redes sociais para se esclarecer no Plenário. Será que estão querendo calar o povo?

Eleições 2020

Convenções Online são autorizadas pelo TSE

Tocantins

Editorias

Receba nosso boletim por e-mail

Nome

e-mail


Todos os Direitos reservados © Jornal Poder Tocantinense - 2017

Desenvolvido por Mundoweb - Inteligência Digital