Notícias do Tocantins
Eleições 2018

Atualizado em: 14/08/2018 22:50:13

Pesquisa do Instituto Vetor aponta Carlesse, no governo e Lula, na presidência eleitos no primeiro turno no Tocantins

Dados da pesquisa ainda apresentam ex-governador Siqueira Campos e senador Vicentinho como possíveis eleitos na intenção de votos ao senado

Por: Poder Tocantinense/ Thalia Batista

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Divulgação

Pesquisa FIETO, Vetor, Tv Jovem Record Tocantins - 1ª rodada eleições 2018

Foi divulgada na tarde dessa terça-feira, 14, a pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e TV Jovem/Record Tocantins ao Instituto VETOR quanto o cenário das eleições majoritárias de 2018 no estado do Tocantins. Foram entrevistados mil eleitores no estado, dos dias 08 à 12 de agosto de 2018. A pesquisa têm por margem de erro 3 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança é de 95%.

 

GOVERNO

Segundo a pesquisa, no cenário para governador, o atual ocupante do cargo, Mauro Carlesse (PHS) vence em todos os cenários apresentados. Na pesquisa espontânea, o candidato marca 53% de pontos percentuais entre os votos válidos, cenário que daria a Carlesse a vitória ainda no primeiro turno.

Na pesquisa estimulada Mauro Carlesse também vence no primeiro turno, com percentual de 54% entre os votos válidos, nos possíveis cenários para o segundo turno, todas as opções que apresentam Carlesse, o candidato venceria qualquer oponente, com menor diferença entre votos percentuais para Carlos Amastha (PSB), apresentando 18 pontos percentuais de diferença entre os candidatos.

Para o primeiro turno, a pesquisa apresenta as intenções de votos para governador e apresenta Mauro Carlesse em primeiro, seguido por Carlos Amastha, Marlon Reis, César Simoni e Bernadete Aparecida.

 

SENADO

Nos resultados para o senado o ex-governador Siqueira Campos (DEM) lidera em todos os cenários, apontando para 38% dos votos válidos na pesquisa espontânea, seguido por Vicentinho Alves (PR), Irajá Abreu (PSD), César Halum (PRB), Paulo Mourão (PT), Antônio Jorge (PSL), Farley Meyer (PSL), Melk Aires (PSOL) e Katia Abreu (cenário anterior ao lançamento da senadora como vice na chapa presidencial de Ciro Gomes).

Entre os índices de rejeição, Vicentinho é o candidato ao senado que apresenta maior rejeição, com 16% de entrevistados que dizem não votarem no mesmo em nenhum cenário, entre o índice de rejeição o atual senador é seguido por Siqueira Campos, Irajá abreu, Paulo Mourão, Antônio Jorge, Cesar Halum, Melk Aires, Ataídes Oliveira e Farley Meyer. 

PRESIDENTE

No cenário presidencial, a pesquisa indica Lula (PT) líder em todos os cenários no estado, ainda no primeiro turno, com intenção de votos marcando 54% percentuais entre os votos espontâneos e 53% na pesquisa estimulada, o ex-presidente e seguido pelo deputado federal (RJ) Jair Bolsonaro (PSL) com 33%, Ciro Gomes com 4%, Geraldo Alckmin 3%, Marina Silva, Álvaro Dias, Henrique Meireles, outros candidatos não marcaram percentual.

A pesquisa ainda levantou que Jair Bolsonaro lidera os índices de rejeição, marcando 24%, seguido por Lula (19%), Marina Silva (9%), Ciro Gomes (6%), Geraldo Alckmin (4%), Henrique Meireles (4%), José Maria Eymael (2%), Vera Lúcia (2%), João Amoêdo (1%), Álvaro Dias (1%), Guilherme Boulos (1%) e João Goulart Filho (1%). 

 

A pesquisa na íntegra está disponível para visualização aqui.http://www.fieto.com.br/Publicacao.aspx?c=f7808ad4-161f-4dac-b2a8-18c71dbf1536







232 Visualizações

Recomendadas

Esporte | Itapirtins

Itapiratins promove o intercâmbio do futsal tocantinense - jogos intermunicipais reuniu cerca de 300 atletas

Esporte

Itapiratins realiza a IV edição dos jogos intermunicipais

Dianópolis

Em Dianópolis Cursinho Gratuito prepara jovens para o ENEM 2018 e vestibulares

Araguaçu

Araguaçu recebe Kit para Conselho Tutelar

Eja

Superação e emoção na formatura dos alunos da EJA de Lajeado

Educação

Professores e alunos destaques de 2017 em Lajeado

Passeio Náutico

Aventura no passeio náutico realizado nesse sábado (16) entre Palmas e Lajeado

Tocantins

Editorias

Receba nosso boletim por e-mail

Nome

e-mail


Todos os Direitos reservados © Jornal Poder Tocantinense - 2017

Desenvolvido por Mundoweb - Inteligência Digital