Notícias do Tocantins
Comunidade Pedreira

Atualizado em: 20/09/2019 12:27:32

Moradores da [Comunidade Pedreira] protestam e Naturatins aplica multa e suspende obra em barragem no Córrego Ágio

Por: Por Regilan Marinho

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Por Regilan Marinho

Uma equipe representando os moradores, formada por Gilberto Borges (Vice-prefeito) Meire Ângela (vereadora), Leidiane Mota(vereador) Emival Parente (vereador) Adão Tavares (vereador) Lenizia Gomes (Secretária Municipal de Turismo e Meio Ambiente) e outras pessoas da comunidade foram recebidos pela diretoria e equipe responsável do órgão da Naturatins

Moradores da Comunidade Pedreira, região rural do município de Lajeado ocuparam na tarde desta quinta-feira (19) a sede da Naturatins em Palmas. O grupo protesta contra obras em barragem no Córrego Ágio que vem causando sérios problemas na região. 

 

Uma equipe representando os moradores, formada por Gilberto Borges (Vice-prefeito) Meire Ângela (vereadora), Leidiane Mota(vereadora)  Emival Parente (vereador) Adão Tavares (vereador) Lenizia Gomes (Secretária Municipal de Turismo e Meio Ambiente) e outras pessoas da comunidade foram recebidos pela diretoria e equipe responsável do órgão do Naturatins e foi acordado embargos da obra e aplicação de multa de 1 milhão e 800 mil reais.

 

Segundo informações da Naturatins, a empresa Corteva Agriscience responsável pela barragem teria solicitado documentos apenas para manutenção do local e não para ampliação.

 

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Lajeado, realizada na manhã desta quinta-feira (19) o assunto foi bem debatido pelos nobres edis. O vereador Walber Pajéu fez uma cobrança ao Jornal Poder Tocantinense referindo que o veiculo não havia abordado o assunto.  O fato é que o nobre vereador não participou de nenhum dos movimentos dos moradores, onde podemos citar o mais importante, a manifestação realizada na tarde desta quinta-feira quando moradores buscando solucionar o problema ocuparam a sede do Naturatins e Pajeú não compareceu.

 

Informações atualizadas da manhã desta sexta-feira (20) é que:


1. Nunca existiu licença de ampliação, apenas de manutenção;

2. A empresa foi multada por descumprir as condições da licença;

3. A empresa foi multada por causar danos a terceiros;

4.  A obra foi embargada, mas só será interrompida depois de retirar os sedimentos do curso do rio;




Atualização 15h:25min | O outro lado

 

Sobre a manifestação realizada pelos moradores do município de Lajeado, Tocantins, informamos que a obra atualmente em curso visa a manutenção periódica da barragem, que existe na região há 30 anos e possui todas as licenças exigidas pelo órgão ambiental local (NATURATINS). Ao longo desses 30 anos, essa barragem vem seguindo os mais rígidos padrões de segurança ao meio ambiente e à população dos municípios vizinhos. Seu esvaziamento temporário é uma medida de segurança e que faz parte desse processo de manutenção e que não impede o curso normal da água pelo Ribeirão Ágio.


A água da barragem possui em sua concentração a mistura de argila, água e vegetação. Essa água é atualmente utilizada para atividades de irrigação e abastecimento da empresa.


Reforçamos o nosso compromisso com a segurança de pessoas, comunidades e meio ambiente e garantimos que a obra em curso visa apenas a manutenção da barragem. A empresa também está trabalhando com o órgão ambiental local para esclarecer eventuais dúvidas sobre a obra.


Sobre a nascente do Ribeirão Ágio, informamos que ela fica a cerca de dois quilômetros de distância acima da barragem e que a obra de manutenção não tem qualquer propósito de captar a sua água.


Atenciosamente, 

Corteva Agriscience


642 Visualizações

Recomendadas

Festa tradicional

Encontro da Cidadania e Festa das Crianças em [ Itapiratins ] tem mais de dois mil atendimentos - público presente foi de 3 mil

Itapiratins

Márcio Pinheiro anuncia que vai deixar Prefeitura de Itapiratins

Ex-prefeito de Santa Luzia é preso por suspeita de estupro de criança

Corrida pelo amor

Lajeado Unido pelo [Amor] promove corrida com fundos para construção do Hospital do Amor em Palmas

Goianorte

Vereadores de Goianorte participaram do programa de consulta pública (PPA) em Guaraí

Poder Legislativo de Goianorte

Câmara Municipal de Goianorte adquire veículo para auxiliar nos trabalhos legislativos

Arrependido homem tenta incendiar cartório para cancelar seu casamento

Tocantins

Editorias

Receba nosso boletim por e-mail

Nome

e-mail


Todos os Direitos reservados © Jornal Poder Tocantinense - 2017

Desenvolvido por Mundoweb - Inteligência Digital