Notícias do Tocantins
Comunidade Pedreira

Atualizado em: 20/09/2019 12:27:32

Moradores da [Comunidade Pedreira] protestam e Naturatins aplica multa e suspende obra em barragem no Córrego Ágio

Por: Por Regilan Marinho

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Por Regilan Marinho

Uma equipe representando os moradores, formada por Gilberto Borges (Vice-prefeito) Meire Ângela (vereadora), Leidiane Mota(vereador) Emival Parente (vereador) Adão Tavares (vereador) Lenizia Gomes (Secretária Municipal de Turismo e Meio Ambiente) e outras pessoas da comunidade foram recebidos pela diretoria e equipe responsável do órgão da Naturatins

Moradores da Comunidade Pedreira, região rural do município de Lajeado ocuparam na tarde desta quinta-feira (19) a sede da Naturatins em Palmas. O grupo protesta contra obras em barragem no Córrego Ágio que vem causando sérios problemas na região. 

 

Uma equipe representando os moradores, formada por Gilberto Borges (Vice-prefeito) Meire Ângela (vereadora), Leidiane Mota(vereadora)  Emival Parente (vereador) Adão Tavares (vereador) Lenizia Gomes (Secretária Municipal de Turismo e Meio Ambiente) e outras pessoas da comunidade foram recebidos pela diretoria e equipe responsável do órgão do Naturatins e foi acordado embargos da obra e aplicação de multa de 1 milhão e 800 mil reais.

 

Segundo informações da Naturatins, a empresa Corteva Agriscience responsável pela barragem teria solicitado documentos apenas para manutenção do local e não para ampliação.

 

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Lajeado, realizada na manhã desta quinta-feira (19) o assunto foi bem debatido pelos nobres edis. O vereador Walber Pajéu fez uma cobrança ao Jornal Poder Tocantinense referindo que o veiculo não havia abordado o assunto.  O fato é que o nobre vereador não participou de nenhum dos movimentos dos moradores, onde podemos citar o mais importante, a manifestação realizada na tarde desta quinta-feira quando moradores buscando solucionar o problema ocuparam a sede do Naturatins e Pajeú não compareceu.

 

Informações atualizadas da manhã desta sexta-feira (20) é que:


1. Nunca existiu licença de ampliação, apenas de manutenção;

2. A empresa foi multada por descumprir as condições da licença;

3. A empresa foi multada por causar danos a terceiros;

4.  A obra foi embargada, mas só será interrompida depois de retirar os sedimentos do curso do rio;




Atualização 15h:25min | O outro lado

 

Sobre a manifestação realizada pelos moradores do município de Lajeado, Tocantins, informamos que a obra atualmente em curso visa a manutenção periódica da barragem, que existe na região há 30 anos e possui todas as licenças exigidas pelo órgão ambiental local (NATURATINS). Ao longo desses 30 anos, essa barragem vem seguindo os mais rígidos padrões de segurança ao meio ambiente e à população dos municípios vizinhos. Seu esvaziamento temporário é uma medida de segurança e que faz parte desse processo de manutenção e que não impede o curso normal da água pelo Ribeirão Ágio.


A água da barragem possui em sua concentração a mistura de argila, água e vegetação. Essa água é atualmente utilizada para atividades de irrigação e abastecimento da empresa.


Reforçamos o nosso compromisso com a segurança de pessoas, comunidades e meio ambiente e garantimos que a obra em curso visa apenas a manutenção da barragem. A empresa também está trabalhando com o órgão ambiental local para esclarecer eventuais dúvidas sobre a obra.


Sobre a nascente do Ribeirão Ágio, informamos que ela fica a cerca de dois quilômetros de distância acima da barragem e que a obra de manutenção não tem qualquer propósito de captar a sua água.


Atenciosamente, 

Corteva Agriscience


1.072 Visualizações

Recomendadas

Sem nada

Eduardo Gomes destina mais de 13 milhões extras para vinte municípios e nem um centavo para Lajeado

Poder Legislativo de Lajeado

Câmara de Lajeado a beira de um colapso; demissão em massa e rombo em torno de 50 mil reais

Nota Assessoria Eduardo Gomes

Somente após Cautela ser negada pelo TSE, assessoria de Eduardo Gomes desmente falácias de opositores de Dr. Tércio e ataca imprensa

Turismo

Lagoa da Confusão um destino turístico para quem gosta de apreciar a natureza

Futebol solidário

Aguiarnópolis será palco do maior espetáculo esportivo do Bico

Pelas ruas

Prefeito de município vizinho é visto diuturnamente pelas ruas de Lajeado; inclusive na madrugada

Período eleitoral

Demissões e contratos seguem acontecendo mesmo no período eleitoral na Prefeitura de Lajeado

Tocantins

Editorias

Receba nosso boletim por e-mail

Nome

e-mail


Todos os Direitos reservados © Jornal Poder Tocantinense - 2017

Desenvolvido por Mundoweb - Inteligência Digital