Notícias do Tocantins
Recorde de faltas | Lajeado - TO

Atualizado em: 16/12/2019 20:08:25

Vereadora Meire Angêla, representante da Comunidade Pedreira é a campeã de faltas na Câmara de Lajeado; André Portilho foi o que menos faltou

Das SESSENTA sessões realizadas durante o ano de 2019, Meire faltou a TRINTA E CINCO delas, 60% . André compareceu a CINQUENTA E CINCO, contabilizando apenas CINCO faltas.

Por: Por Regilan Marinho

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Por Regilan Marinho

Das SESSENTA sessões realizadas durante o ano de 2019, Meire faltou a TRINTA E CINCO delas, 60% .

Encerrados os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Lajeado – TO, nesta segunda-feira (16), um levantamento mostra a Vereadora de primeiro mandato Meire Ângela (SD) que representa a Comunidade Pedreira, zona rural do município  de Lajeado com 60% de faltas. Das SESSENTA SESSÕES ordinárias a Vereadora se ausentou TRITA E CINCO vezes.

 

Regimento interno

Segundo o regimento interno da Casa de Leis lajeadense, o vereador que faltar CINCO sessões consecutivas e TRÊS extraordinárias pode ser cassado por falta de decoro parlamentar. O regimento diz ainda, que o Vereador tem 50% do salário fixo e os outros 50% é variável conforme a presença nas sessões e podem ser descontados com as faltas não justificadas.  Porém, não se tem notícias de que algum parlamentar já teve o salário reduzido por questões de faltar as sessões. 


Os faltosos poderão justificar suas ausências, em caso de doença ou viagens a serviço da Casa. No entanto se isto não ocorrer, qualquer vereador ou partido poderá pedir a cassação do vereador por abandono de cargo.

 

Exemplo

Quando você vota em um vereador e esse edil chega a Câmara Municipal você espera que, no mínimo,  este cidadão compareça às sessões que decidirão a vida de sua cidade e de seus cidadãos - foi assim, que o também Vereador de primeiro mandando André Portilho fez. André terminou 2019 com apenas CINCO faltas e com o título de vereador que menos faltou.

 

O outro lado

A reportagem procurou os citados para esclarecerem o assunto;

 

 Vereadora Meire Ângela


 Respondeu que “o momento que estamos estes dias inclusive hoje é de luto. Estou em um velório velando um amigo.”

 

 Vereador André Portilho


André Portilho disse que o compromisso com a comunidade de Lajeado é fechar o ano com 100% de presença. Porém o mesmo relatou à reportagem, que passou por uma emergência médica e teve que se ausentar em QUATRO  sessões, sendo que a  ultima falta  estava em um curso sobre “Transporte Escolar de Qualidade”, promovido pelo Tribunal de Contas  - TCE.


O Vereador frisou ainda que as faltas atrasam muito o andamento da casa e das comissões.

 

 

Câmara Municipal de Lajeado – O Presidente José Edival

Informou que o Regimento Interno é falho, porém vai pedir informações ao Tribunal de Contas do Estado – TCE, para agir nestes casos.



 
Vereador André Portilho (PRP) | Foto por Regilan Marinho 


1.268 Visualizações

Recomendadas

Saúde municipal | Lajeado - TO

Vidas em risco: saúde de Lajeado sem remédios básicos e paciente faz apelo nas redes sociais e mobiliza moradores para adquirir medicamento

Covid-19

Associações médicas condenam [discurso de morte] de Bolsonaro

Sem médico

Paciente com alguns dos sintomas do coronavírus não recebe atendimento em UBS de Lajeado

Ação parlamentar

Damaso direciona R$ 9,8 milhões de emendas para o combate ao coronavirus no Tocantins

Poder Legislativo | Formoso do Araguaia - TO

Câmara Municipal de Formoso do Araguaia decide pela suspensão por tempo indeterminado das atividades Administrativas e Legislativas

Nepotismo

Supra/ultra/favorecimento; genro do prefeito de Lajeado é nomeado em duas secretarias

Tocantins registra mais dois casos de mormo em Formoso do Araguaia

Tocantins

Editorias

Receba nosso boletim por e-mail

Nome

e-mail


Todos os Direitos reservados © Jornal Poder Tocantinense - 2017

Desenvolvido por Mundoweb - Inteligência Digital