Notícias do Tocantins
COVID-19

Atualizado em: 25/05/2020 13:17:10

Saúde de Lajedo realiza testes rápidos do COVID-19, mas profissional responsável não fez capacitação exigida para função

As testagens foram em funcionários da saúde que estavam sendo monitorados.

Por: Regilan Marinho

Compartilhe:

Comente

1.325 Visualizações

Crédito da imagem: Por Regilan Marinho

Unidade Básica de Saúde do Setor Aeroporto.

A Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado realizou neste sábado (23) testes rápidos em alguns servidores da saúde que estavam sendo monitorados, após terem contatos com a primeira pessoa a testar positivo ao COVID-19 no município, em (20/05). Esse tipo de testagem utiliza amostra de sangue, colhido por profissional qualificado e o resultado pode ser verificado entre 15 e 20 minutos após a coleta do material.

 

O jornal Poder Tocantinense apurou que o município de Lajeado capacitou uma servidora da Saúde Municipal para esta função, através de um curso realizado em dois dias na Secretaria Estadual de Saúde em Palmas.  Porém, por motivos ainda não esclarecidos a Secretária Municipal de Saúde Jesiany Pajéu convocou uma outra servidora plantonista no SAMU, não capacitada para manusear e realizar as testagens. O caso causou desconforto entre os profissionais.

 

O profissional de saúde além de ser capacitado, precisa seguir também alguns protocolos de segurança como: ambiente de segurança, espaço adequado e usar EPIs completo.


Os especialistas dizem que qualquer falha antes e durante a análise pode interferir no resultado final do exame. Em alguns casos, a amostra “estraga” e tem que ser descartada. Em outros, o diagnóstico pode ser incorreto. É o chamado “falso negativo”, ou seja, o teste dá negativo, mas a pessoa pode estar com o vírus.


A reportagem buscou informações sobre o assunto na Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, COE e SAMU, mas ninguém se pronunciou até o momento da postagem. O espaço continua em aberto.






Recomendadas

2021/2024

SÃO BENTO – Eleitor mais uma vez não reelege prefeito, quinta eleição seguida sem reeleição no município

Mais votada

Eleita para segundo mandato agora sendo a mais votada de Lajeado, Leidiane Mota agradece o apoio de familiares amigos e população

Primeiros eleitos de 2020

É do Tocantins os dois primeiros prefeitos eleitos do Brasil de 2020; Deputado Léo Barbosa comemora

Intimidando

Na tentativa de intimidar os servidores do SAMU de Lajeado, Bandeira coloca pressão e ameaça devolver todos os enfermeiros da cidade de Tocantínia

Nota

Raimundo Neto o “Vidão” falece em Lajeado

Lajeado: Justiça pode cassar mandato de Júnior Bandeira por abuso de poder político e econômico

Ação parlamentar

Léo Barbosa solicita realização de mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Geral de Palmas

Tocantins

Editorias

Receba nosso boletim por e-mail

Nome

e-mail


Todos os Direitos reservados © Jornal Poder Tocantinense - 2017

Desenvolvido por Mundoweb - Inteligência Digital